História de Taiwan



A ilha de Taiwan, foi um lugar de assentamento de piratas chineses e japoneses, até ser colonizada por camponeses procedentes de Fujian (século XVI). Por mais de 2 000 anos, Taiwan foi considerada uma província ligada à China, passando por períodos de maior ou menor autonomia administrativa. A maior parte das dinastias até o século XVI representavam a ilha nos mapas oficiais como parte da China.

No século XVI, os portugueses chegaram à ilha e a nomearam "Formosa". Depois de passar por um curto período de domínio dos espanhóis, foi parcialmente colonizada pelos neerlandeses no século XVII, antes de ser reocupada pelo império Chinês durante a dinastia Manchu. Este período de união com a China duraria até 1895, por ocasião da Primeira Guerra Sino-Japonesa.

Após a derrota chinesa na Primeira Guerra Sino-Japonesa, a ilha chegou a ser ocupada pelo Japão, a título de indenização, pelo Tratado de Tientsin (ou Tianjin), que iniciou um processo de ocupação e colonização. A forte resistência inicial dos chineses de Taiwan contra a colonização japonesa, foi derrotada militarmente, após cerca de 14 mil chineses e taiwaneses mortos e um acordo de uma parte da elite local com os invasores japoneses. Entretanto, entre o fim do século XIX e os anos 1930 ocorreram inúmeras rebeliões contra a ocupação japonesa, algumas das quais resultaram em milhares de mortos. A China continental se dividiu em vários governos regionais menores no período seguinte, após o fim da monarquia em 1912. A ocupação japonesa de Taiwan perdurou até o final da Segunda Guerra Mundial.

Após a Rendição do Japão, em 15 de agosto de 1945, a ilha de Taiwan retornou ao controle da República da China, cuja formalização se deu mais tarde, pelo Tratado de Paz de São Francisco em 1951. Em maio de 1950, após a derrota das forças nacionalistas lideradas pelo General Chiang Kai-Shek na guerra civil chinesa (entre 1947 e 1949), os nacionalistas refugiaram-se para a ilha de Taiwan, e ali estabeleceram a sede administrativa do governo da República da China. Embora os nacionalistas tenham perdido o controle territorial da China continental e, mais tarde, perdido a representação no assento no Conselho Permanente da ONU em 1971, eles se consideram ainda, de direito, como legítimos representantes da nação chinesa sob a bandeira da República da China.




A partir da década de 1960, Taiwan tornou-se um próspero e industrializado país desenvolvido. Tornou-se conhecido como um dos Quatro Tigres Asiáticos.


0 comentários:

Postar um comentário