História da China

O primeiro governante chamava-se Fuxi, que domesticou os animais e instituiu o casamento. Depois foi Shennong, que introduziu a agricultura, a medicina e o comércio. Mais tarde veio Huangdi, o Imperador Amarelo, a quem foi atribuída à invenção da escrita, da cerâmica e do calendário. Séculos mais tarde surgiu o imperador Yao que governou sabiamente, o seu feito mais notório foi a sua decisão de não eleger o filho como futuro imperador, por não o considerar digno, mas um sábio humilde de nome Shun Os reinados de Shun e Yao seriam mais tarde admirados como uma idade dourada, Shun nomeou por sua vez o seu fiel ministro Yu como sucessor.


Dinastia Xia

É nesta altura que a pré-história da China se funde com a história. O reinado de Yu teve segundo a tradição início em 2205 a.C, Yu terá alegadamente fundado a Dinastia Xia, a primeira das três dinastias da China antiga: Xia, Shang e Zhou. Esta dinastia iniciou um período de controles políticos baseados em clãs e famílias aristocráticas, que passaram a controlar tudo na nação. Foi também neste período que a civilização chinesa desenvolveu um sistema de governo que empregava tanto um governador civil, quanto o uso de punições duras contra qualquer transgressão. Destes primórdios o código legal chinês começou a se formar. Em 1900 a.C. foi o ano das primeiras cidades descobertas na China.


Dinastia Shang

O registro mais antigo do passado da China data da Dinastia Shang, possivelmente no século XIII a.C., na forma de inscrições divinatórias em ossos ou carapaças de animais, segundo a tradição chinesa começou em 1766 e acabou em 1122 a.C. Os governantes Shang faziam um importante papel cerimonial, mas também se ocupavam da administração do estado e eram servidos por funcionários com funções especializadas. Eram apoiados por vários clãs aristocráticos com os quais tinham relações de parentesco ou de matrimonio.


Dinastia Zhou

A Dinastia Zhou, também chamada dinastia Chou, Chow ou Jou, foi uma das primeiras dinastias chinesas. Calcula-se que o início desta dinastia se dê com a queda da Dinastia Shang, no final do século X a.C, e seu término em 256 a.C. A Dinastia Zhou foi à dinastia com maior duração em toda a história chinesa, e a tecnologia da Era do Ferro foi introduzida na China neste período. Com o rompimento da linhagem real, o poder da corte de Zhou gradualmente diminuiu, e a fragmentação do reino acelerou-se. A partir de Ping Wang, os reis de Zhou reinavam apenas simbolicamente.


Dinastia Ming

A Dinastia Ming foi a que governou a China de 1368 a 1644, acabando com o período de caos iniciado por Sima Yan em 1263. A dinastia Ming foi à última dinastia na China comandada pelos Hans (o principal grupo étnico da China). Embora a capital Ming (Pequim), tenha sucumbido em 1644, os restos do trono e do poder dos Ming sobreviveram até 1662. Durante este período, havia um enorme número de projetos de construções, incluindo a restauração do Grande Canal e da Muralha da China e, também, a criação da Cidade Proibida, em Pequim, durante o primeiro quarto do século XV. As estimativas para a população no final da Dinastia Ming variam de 160 a 200 milhões de pessoas.

A Muralha da China, também conhecida como a Grande Muralha

Em 2007, a Muralha da China foi eleita como uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo.É considerada Patrimônio Mundial da Unesco.É um dos pontos de turismo cultural mais visitados do oriente.

0 comentários:

Postar um comentário