A religião na Índia é muito forte, pois esta região é considerada um dos berços religiosos das civilizações antigas. Grande parte dos indianos é seguidora do hinduísmo. Porém, existem também praticantes do islamismo, budismo, jainismo, siquismo e cristianismo.
Hinduísmo
As águas do rio Ganges, na Índia, são consideradas sagradas pelos hindus.
A religião hindu é a principal da Índia, além disso, rege toda a organização estrutural da sociedade, estabelecendo divisões de classes. A divisão é definida a partir da hereditariedade, as castas correspondem a uma parcela de pessoas e famílias que se diferenciam por meio da condição social.
As castas apresentam quatro tipos distintos, são os brâmanes (camada mais importante, é composta por sacerdotes), xátrias (formada por militares), vaixias (constituída por comerciantes e fazendeiros) e os sudras (composta pela camada inferior e que deveria servir as camadas superiores).
Uma vez que um indivíduo compõe uma determinada casta ele dever permanecer nela, pois a mudança é reconhecida como uma ofensa à religião praticada.
A religião hindu oferece a possibilidade de o praticante desenvolvê-la de diversas formas, pois os cultos podem ser realizados todos os dias com formalidades ou sem nenhum tipo de reunião, uma vez que essa religião não rege nenhuma norma ou doutrina pré-estabelecida nesse sentido. Os hindus têm fé em um ser ou espírito supremo, nos quais os principais deuses são Vishnv, Shiva e Shaktic.
Apesar da livre escolha de adoração, as crenças são comuns a todos os praticantes, uma delas é a respeito da reencarnação, eles acreditam que quando uma pessoa morre a sua alma surgirá em outro corpo que pode ser tanto de um humano ou mesmo de um animal, além do mais, acreditam que isso pode ocorrer continuamente entre vida e morte, esse processo é denominado de samsara (fluxo incessante de renascimentos através dos mundos). O intuito maior da religião hindu e de seus adeptos é de conseguir sair desse ciclo entre vida e morte característico da reencarnação, caso um indivíduo se liberte ele atinge a moksha, ou seja, a salvação.
De acordo com os princípios do hinduísmo, caso um adepto leve uma vida baseada na solidariedade e fraternidade, na próxima vida ele poderá ser mais evoluído e assim chegar mais próximo do moksha.
Na Índia é comum o banho dos hindus nas águas do rio Ganges, a explicação é que eles acreditam que esse manancial é sagrado, diante disso, o ato de beber e banhar aproxima do moksha e purifica os pecados, esse processo é de extrema importância dentro da religião hindu. A maioria dos templos hindus possuem recipientes com águas destinadas ao banho para limpar e purificar o corpo antes de entrar no recinto.
Anônimo | 2 de novembro de 2014 às 14:12
me ajudou muito
Anônimo | 19 de fevereiro de 2015 às 08:43
Não achei o que eu queria, ou seja isso não me ajudou em nada!Não acessso esse blog nunca mais
Anônimo | 19 de fevereiro de 2015 às 08:44
Muito ruim
Anônimo | 19 de fevereiro de 2015 às 08:44
Merda
Unknown | 27 de outubro de 2015 às 13:09
muito bom!
Unknown | 27 de outubro de 2015 às 13:10
muito bom!
li-odonto@hotmail.com | 19 de maio de 2016 às 09:48
Vai me ajudar bastante em um trabalho de escola!
Anônimo | 26 de agosto de 2017 às 04:50
Obrigado pela ajuda continuem assim
��